Tocando Agora: ...

Mauro critica promessa de recursos para preservar a Amazônia: "MT não precisa de esmolinha"

Publicada em: 18/11/2025 10:12 -

O governador Mauro Mendes (União) disse que a promessa dos países ricos de oferecer remuneração ao Brasil para que as florestas nativas, em especial a Amazônia, sejam mantidas de pé se mostrou um verdadeiro “fiasco”.

A expectativa era que as grandes potências internacionais anunciassem repasses para o fundo brasileiro de preservação das florestas durante a COP30, que ocorreu em Belém (PA). No entanto, China, Reino Unido e Alemanha não anunciaram aportes. Os Estados Unidos sequer enviaram representante ao evento.

“Essa grana que os países prometeram ao longo de muitos anos se transformou em um fiasco”, disse o governador.

“Foi feito um compromisso durante muitas COPs de que seria destinado 100 bilhões de dólares por ano dos países ricos e desenvolvidos para os países emergentes, para as economias fazerem as adaptações a essas novas regras. Esse dinheiro nunca aconteceu”, acrescentou Mauro.

Mato Grosso faz parte da Amazônia Legal e, portanto, também integraria os estados beneficiados em caso de destinação de recursos para a proteção do bioma amazônico.

O governador sinalizou que o Estado já recebeu dinheiro de países estrangeiros, mas se referiu às quantias como “dinheirinho” e “esmolinha”.

“Nós já recebemos algum dinheirinho, mas muito pouco. E, claro, agora, dinheirinho pouco, esmolinha, Mato Grosso não precisa. E acredito que nem o Brasil também precise”, afirmou Mendes.

“Não acredito que vai vir dinheiro relevante. Vai vir migalhas, como veio até hoje”, concluiu.

Compartilhe: